Você está atento ao que sua marca comunica para o mercado?

A principal missão de uma marca é criar conexões e levar sensações para as pessoas. O conjunto das ações para cumprir esse objetivo é chamado de branding. Além de nome, logotipo, cores, sua empresa se preocupa com as lembranças e sentimentos que a marca desperta?

No momento de decisão de compra de produtos ou serviços as emoções que a sua marca desperta são cruciais. O sentimento tem o poder de fazer a escolha final, seja ele consciente ou inconsciente. Por isso é tão importante que todos os movimentos que uma marca faz sejam estudados e que os resultados sejam medidos para garantir que ela represente seu propósito para os clientes e consumidores.

Símbolos, cores, sons e o discurso criam significado para a marca. Um bom branding reúne histórias, expectativas e memórias que geram identificação, que por sua vez garantem a escolha de uma marca ao invés de outra.

Hoje, o branding implica em ter novos desafios a todo instante, pois vivemos em um mundo volátil, incerto e complexo. As marcas não podem ficaram paradas, precisando se adaptar aos contextos dinâmicos da modernidade. Os ciclos de aprendizagem precisam ser mais rápidos e flexíveis, se não é impossível seguir o ritmo
das mudanças.

As empresas precisam de um propósito. E, o mais importante, é comunicar da forma correta seus propósitos. Dessa maneira, as pessoas criam uma identificação e se tornam defensores das marcas. Se a sua marca ainda não está de acordo com essa nova realidade, talvez seja o momento certo para revisitar os valores da sua empresa e investir em um reposicionamento de marca.

A essência da marca é sempre a mesma, mas o posicionamento não precisa ser estático. Ele deve ser versátil e flexível para acompanhar o que o público espera da empresa. Comunicar um novo posicionamento é essencial para mostrar para o mercado que sua marca está sempre em evolução para melhor.

Depois de escolher os canais corretos, linguagem adequada para as ações corretos para comunicações é preciso monitorar os resultados que elas estão trazendo para a empresa. Ao comparar as métricas e indicativos do antes e depois da mudança, é possível avaliar se a movimentação está atingindo os objetivos estabelecidos e identificar pontos de melhoria.

Conte o propósito da sua empresa e conquiste seu espaço!