O marketing tem o objetivo de atrair e reter clientes. Quando ele é realizado pela indústria, precisa ter uma estratégia sólida para direcionar sua mensagem e ofertas para outras companhias. Essa prática também é chamada de B2B (Business to business) e além de vender produtos e serviços, também tem o objetivo de construir relações sólidas.

O marketing industrial é mais complexo do que o marketing de varejo, que é voltado para o cliente final. No caso das indústrias, o processo de venda é mais complexo pois envolve mais de um decisor e as necessidades são específicas. Mais do que seduzir o consumidor, é preciso mostrar os diferenciais e alta qualidade do produto. Além de garantir manutenção e assistência para que a empresa se sinta segura e seja um comprador fiel e de longo prazo.

É bom lembrar que, no B2B, a comunicação precisa ser voltada para a garantia de desempenho e resultados do que necessariamente para a realização de um desejo projetado no consumo de algum produto. Por isso, é preciso desenvolver uma estratégia racional, diferenciada e realmente capaz de agregar valor ao cliente.

O Marketing Digital para sua indústria

Assim como estamos na era da Indústria 4.0, o marketing está em sua era digital. Além de ser uma alternativa e complemento ao marketing digital, as indústrias que não estiverem atentas a essas estratégias ficarão para trás no quesito de demonstrar o valor e qualidade de seus produtos para o mercado.

O marketing digital possibilita a criação de indicadores que podem ser acompanhados em tempo real. Dessa maneira, a campanha pode ser ajustada com agilidade sem precisar esperar um próximo ciclo, o que a torna mais assertiva.

A partir do crescimento do marketing digital, as empresas passaram a ter, mais do que a possibilidade de investir na construção de uma estratégia online, a obrigação de ocupar um espaço interessante nesse meio.

Como criar uma estratégia de Marketing Digital Industrial?

O primeiro passo da estratégia do Marketing Digital para Indústrias, assim como no marketing tradicional, é a identificação do público-alvo e a identificação das atividades que podem ser beneficiadas com os produtos e serviços que sua indústria oferece.

Depois de definido o público-alvo, é preciso focar na persona, ou seja, o perfil da pessoa que representará o seu cliente. Com essa definição é possível identificar os canais digitais específicos para atrair esse comprador para o site da sua empresa.

Estamos falando de marketing digital, e ele envolve ações específicas em redes sociais, como LinkedIn e Facebook, e nas buscas do Google. Além da produção de conteúdos que gerem de tráfego orgânico, ou seja, aquele que você não paga para obter. Com o inbound marketing, é possível agregar valor a uma marca ao oferecer conteúdo de qualidade envolvendo aquilo que a empresa vende.

Nessa lógica, além de tentar conquistar clientes, a estratégia precisa também encantar os clientes atuais da empresa. A ideia é fazer com que ele vá além, participando dos canais da organização em ambiente online, de maneira que isso estimule novas conversões e compras.

O Marketing Digital Industrial oferece ferramentas que simplificam o processo de controle e acompanhamento de maneira das campanhas, assim se torna possível agir com mais rapidez diante de qualquer

Mais do que estar online, as empresas precisam demarcar seu território em ambiente digital. Sendo assim, quanto maior for a presença da sua empresa nesse meio, mais possibilidades você tem de se aproximar seu consumidor ideal, tendo como interagir com ele a ponto de identificar suas necessidades, desejos e ambições.

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